Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Calycolpus australis Landrum EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 06-01-2014

Criterio: B1ab(i,ii,iii)+2ab(i,ii,iii)

Avaliador: Rodrigo Amaro

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: Rodrigo Amaro

Analista(s) SIG: Marcelo, Thiago

Especialista(s): Carolyn Proença


Justificativa

Arbustos de ocorrência restrita aos Campos Limpos e Campos Rupestres do Cerrado do estado de Minas Gerais (Funch et al., 2009; Sobral et al., 2013). Apresenta EOO de 181,85 km² e AOO estimada em 12 km², e está sujeita a menos de cinco situações de ameaça em função de suas localidades de ocorrência. Suspeita-se que a espécie sofra com a perda da qualidade do hábitat, além do declínio de sua EOO e AOO, em consequência do desenvolvimento de atividades econômicas amplamente impactantes, como a pecuária e a agricultura (Sano et al., 2010), que configuram as principais ameaças a sua área de distribuição. Iniciativas voltadas ao controle e monitoramento das ameaças incidentes são necessárias, bem como a elaboração de um plano de ação voltado a sua conservação.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Calycolpus australis Landrum;

Família: Myrtaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Espécie descrita em Novon 8: 244, fig. 1998.

Distribuição

A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo no estado de Minas Gerais (Sobral et al., 2013), no município de Itambé do Mato Dentro, na estrada para a Serra Cabeça de Boi (N. Hensold 2836; J.R. Stehmann 1111; M.L. Kawasaki 869). Coleta registrada também no estado do Paraná, no município de Paranaguá (M.M. Mazine 1009) Encontrada em altitudes de 815 m (M.L. Kawasaki 869).

Ecologia

Arbusto com cerca de 2 m de altura, de substrato terrícola, com ocorrência em Cerrado e Mata Atlântica (Sobral et al., 2013). Coletado em regiões de Campos Rupestres (Funch et al., 2009).

Ameaças

2.3.4 Scale Unknown/Unrecorded
Incidência regional
Severidade medium
Detalhes A pecuária é um atividade econômica bastante desenvolvida e preocupante para a conservação do Cerrado brasileiro, sendo comum no estado de Minas Gerais (Sano et al., 2010).

2.1.4 Scale Unknown/Unrecorded
Incidência regional
Severidade medium
Detalhes A espécie ocorre no estado de Minas Gerais, onde são muito comuns as culturas agrícolas, que estão entre ameaças existentes para a vegetação nativa (Sano et al., 2010).

Referências

- SOBRAL, M.; PROENÇA, C.; SOUZA, M.; MAZINE, F.; LUCAS, E. 2013. Myrtaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. (http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB171).

- FUNCH, L.S.; LANDRUM, L.R.; OLIVEIRA, M.I.U.; PROENÇA, C.E.B.; MAZINE, F.F.; ROSÁRIO, A.S. Myrtacea. In: GIULIETTI, A. M.; RAPINI, A.; ANDRADE, M. J. G.; QUEIROZ, L. P. DE; SILVA, J. M. C. D. (Eds.). Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservaçao Internacional; Univesidade Estadual de Feira de Santana, 2009. p. 496.

- SANO, E.E.; ROSA; R.; BRITO, J.L.S.; FERREIRA, L.G. Mapeamento do uso do solo e cobertura vegetal - Bioma Cerrado: ano base 2002. Brasília-DF . MMA/Série Biodiversidades, v.36. 2010. 96 p.

Como citar

CNCFlora. Calycolpus australis in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Calycolpus australis>. Acesso em .


Última edição por Lucas Moulton em 12/11/2014 - 13:04:14